Time GRANDE!

Como você sabe que um time é Grande, mas GRANDE, mesmo? Quando os torcedores de TODOS os outros times torcem contra ele, oras!

Do proprietário deste blog, Marcos Doniseti.

sábado, 9 de maio de 2009

Comentando a Série A do Brasileirão 2009!!


Vou procurar analisar, neste post, o Campeonato Brasileiro de 2009, que começará neste final de semana.

Hoje, para mim, os favoritos ao título são Corinthians, Internacional e Palmeiras. Eles têm os melhores elencos do país, com certeza.

E o Corinthians não é apenas o Ronaldo, não. Elias foi o melhor jogador do Paulistão. Marca bem, corre, é habilidoso, rápido, faz gol, apóia bem o ataque. Cristian é um bom marcador que sabe sair jogando e chuta forte e bem de fora da área. André Santos, para mim, é melhor lateral do que Kléber e merecia ser convocado para a seleção. É um bom marcador, com técnica, habilidade, dribla bem e também chuta forte e faz gols. Felipe praticamente fechou o gol contra São Paulo e Santos nas finais do Paulistão. Foi o melhor goleiro do Paulista, disparado. Chicão e William formam uma ótima dupla de zaga. Não é à toa que o Paulistão 2009 foi o quarto torneio seguido em que o Corinthians teve a defesa menos vazada. Douglas é um bom meia, com visão de jogo e bom passe. Ele foi prejudicado neste ano devido à uma contusão, mas agora ele já está mostrando um melhor futebol (ele fez uma ótima partida contra o Santos, no segundo jogo da final) e tende a evoluir ainda mais. Dentinho é rápido, habilidoso, driblador e costuma 'amarelar' as defesas adversárias, que somente conseguem pará-lo na base da pancada.

O Inter tem um ótimo time, e é um forte candidato ao título do Brasileirão, mas o Campeonato Gaúcho, que ele venceu com grande facilidade, não serve de parâmetro para o Brasileirão, pois só tem dois times fortes lá no Rio Grande do Sul, Inter e Grêmio, e como este foi eliminado antes da final, o Gaúcho 2009 foi um campeonato de um time só. Basta dizer que a final do Gauchão foi contra o Caxias, que disputou a Série C do Brasileirão de 2008 e permaneceu por lá, voltando a disputá-la em 2009. Ganhar campeonato contra time de Série C é obrigação. Nada além disso. Vamos ver se o Inter irá repetir o mesmo desempenho na Série A do Brasileirão 2009. E o Colorado ainda corre o risco de perder vários jogadores para clubes do exterior durante o campeonato. Fala-se muito, por exemplo, na possibilidade de Nilmar ir para a Europa. Se perder jogadores importantes durante o campenato e não conseguir repor as 'peças a altura' o Inter dará adeus à disputa do título.

O Palmeiras é muito bom do meio-de-campo para a frente, com bons e talentosos jogadores (Pierre, Diego Souza, Cleiton Xavier), tem em Marcos um excelente e experiente goleiro, um técnico vencedor e experiente, mas a zaga falhou muito neste ano. Parece que ela melhorou nos últimos jogos, mas ainda é uma incógnita se a mesma continuará progredindo ou voltará a falhar tanto como no Paulistão deste ano. Caso arrume a zaga, o Verdão é um sério candidato ao título, até porque o elenco deste ano parece que não têm os mesmos e graves problemas de relacionamento que tanto prejudicaram o time em 2008 (era muita estrela para pouca constelação).

Não vejo o São Paulo como favorito ao título, pois o seu esquema de jogo já está 'manjado'. Mano Menezes deu uma aula de tática no Muricy na semi-final do Paulistão e mostrou como se faz para anular o tricolor paulista. Resumindo: basta anular os alas, mais Hernanes e Jorge Vágner. Sem que estes jogadores joguem bem, o São Paulo morre em campo, praticamente. Se Muricy não mudar o esquema tático para o Brasileirão (abandonando o horroroso esquema de chutão para a frente e bola aérea sobre a área adversária), creio que o time correrá sério risco de sequer se classificar para a Libertadores.

O Cruzeiro é um bom time, com um bom elenco (Vágner, Ramires, entre outros), mas costuma nadar muito e morrer na praia, mesmo quando joga um futebol bonito, como ocorreu em 2008. E o Cruzeiro teve uma defesa muito ruim e quase não conseguiu vencer fora de casa no campeonato brasileiro de 2008. Se não resolver tais problemas, se limitará a lutar por uma vaga na Libertadores.

O Flamengo conquistou o tri-campeonato carioca, tem alguns bons valores (Ibson, Juan, Léo Moura, o goleiro Bruno) e contratou Adriano, mas a situação financeira é trágica e isso poderá afetar o rendimento do time no campeonato. Por isso, creio que o rubro-negro carioca irá tentar uma vaga na Libertadores.

O Santos melhorou muito com a chegada de Vágner Mancini e chegou à final do Paulistão deste ano, com inteira justiça, mas Kléber Pereira e Mancini 'não se bicam' e o atacante que, com os seus inúmeros gols, impediu o Santos de ser rebaixado para a Série B no ano passado e o classificou à semi-final do Paulista deste ano, não deverá permanecer na Vila Belmiro. Fala-se muito na possibilidade dele ir para o Palmeiras. Se ele sair do Peixe, o mesmo terá grandes dificuldades para contratar um atacante do mesmo nível e isso poderá ser fatal para as pretensões santistas no campeonato. Se não perder Kléber Pereira ou contratar um substituto à altura caso o mesmo saia, o Santos deverá brigar por uma vaga na Libertadores.

Outro time que poderá vir a disputar uma vaga na Libertadores é o Fluminense, que contratou Carlos A. Parreira, Fred, trouxe Thiago Neves de volta e manteve Conca. Não creio que isso seja suficiente para ganhar o título, mas o Flu fará uma campanha bem melhor do que a de 2008, quando ficou na zona de rebaixamento durante boa parte do campeonato.

O Grêmio entra abalado pela perda do Brasileirão do ano passado, quando chegou a liderar o campeonato com 12 pontos de vantagem sobre o segundo colocado e, mesmo assim, perdeu o título para o São Paulo. Não acredito que o tricolor gaúcho brigará pelo título. O time tem bons jogadores, como Souza e Tcheco, e deverá ser um sério candidato à uma vaga na Libertadores. Isso se não for o campeão da Libertadores deste ano. Daí, disputará o Brasileirão apenas para 'cumprir tabela', tal como o Sport fez em 2008.

Times como o Atlético-PR, Coritiba, Atlético-MG, Vitória, Goiás, Sport e Botafogo deverão brigar por uma vaga na Sul-Americana. Se fizerem mais do que isso, já estarão no lucro. Enquanto isso, Avaí, Barueri, Santo André e Náutico são sérios candidatos ao rebaixamento e terão que fazer 'das tripas, coração' para não cair.

Bom, é isso aí.

Ótimo campeonato para todos!


Obs: Todos estes comentários estão sendo feitos, evidentemente, com base na ATUAL situação dos clubes que disputarão a Série A deste ano.

Mas, como é do conhecimento de todos, no meio do ano teremos a abertura da famosa 'janela européia' de negociações e existe a expectativa de que vários jogadores importantes, de alguns dos principais clubes brasileiros, possam vir a ser negociados com times da Europa. E isso poderá modificar radicalmente o cenário da disputa.

No ano passado, por exemplo, o Flamengo começou muito bem o campeonato brasileiro mas, na época da 'janela européia', perdeu jogadores fundamentais (principalmente o Marcinho, que vinha sendo o melhor jogador da equipe) e isso enfraqueceu o time, que perdeu a liderança e sequer conseguiu se classificar para a Libertadores de 2009.

Porém, se a 'janela européia' modificar a situação e muitos jogadores forem negociados com o exterior, é claro que irei reavaliar os comentários feitos neste post e farei uma nova análise com base na realidade que irá surgir no período posterior ao da 'janela européia' de negociações.

Um comentário:

  1. Olá, Marcos,

    Apesar do Gauchão de sido, de fato, um campeonato de um time só, acho que o futebol do Inter o credencia como o favorito ao título. O São Paulo em torneios de pontos corridos é outra coisa também, basta ver a arrancada que ele deu na parte final da primeira fase do paulista, fosse o estadual jogado como o Brasileirão - pontos corridos, dois turnos - e aí eu não sei não se o São Paulo teria sido campeão. Esse time do Cruzeiro é o melhor em muitos anos, também está condicionado a disputa de acordo com eventuais desmanches, mas se manter a estrutura que tem, vai brigar pela ponta.

    Num segundo momento veria o Corinthians, Palmeiras e Grêmio. Quem sabe o Flamengo, se Adriano emplacar, e o Santos, se a molecada crescer ao longo do torneio.

    Quanto aos que lutarão para não cair, Avaí, Santo André, Barueri e o meu querido Náutico - sou pernambucano, lá, eu sou alvirubro - são mesmo os favoritos para a queda. Ainda assim, não acho Goiás e Vitória tão confiáveis assim não e sempre existem equipes grandes que podem, levadas por um mal momento, a brigarem para não cair - nesse momento, viria à minha cabeça, Atlético-MG e Fluminense, que se não emplacarem logo de cara, vão ficar do lado debaixo da tabela.

    isso suscita a possibilidade de termos o melhor nacional na era do pontos corridos. Infelizmente, ano passado, eu pensava o mesmo, mas o nível técnico não foi tão bom. Esperemos.

    abraço

    ResponderExcluir