Time GRANDE!

Como você sabe que um time é Grande, mas GRANDE, mesmo? Quando os torcedores de TODOS os outros times torcem contra ele, oras!

Do proprietário deste blog, Marcos Doniseti.

domingo, 31 de maio de 2009

Copa do Brasil 2009 - Semi-finais pegam fogo!


Depois de alguns dias fora, devido ao trabalho, retomo os comentários aqui no blog.

No meio da semana tivemos vários jogos importantes, incluindo as partidas semi-finais da Copa do Brasil e as de quartas-de-final da Libertadores.

Quanto ao torneio exclusivamente nacional, me parece que os classificados para a final já foram definidos na primeira partida, com o Inter e o Corinthians possuindo 95,25% de chances de se classificarem para a final do torneio. Caso isso se confirme, na próxima quarta-feira, creio que veremos os 2 melhores times do Brasil, neste momento, se enfrentando na decisão da Copa do Brasil. A superioridade técnica do Corinthians sobre o Vasco e do Inter sobre o Coritiba me parece inegável. Os times paulista e gaúcho são os dois melhores do país, hoje.

Embora o Corinthians esteja mais desgastado devido à sucessão de jogos decisivos disputados pelo time na fase final do Paulistão (afinal, disputar 4 jogos seguindos contra rivais tradicionais, como São Paulo e Santos, sempre é muito desgastante, tanto do ponto de vista físico, quanto emocional) e contra Atlético-PR e Vasco pela Copa do Brasil, creio que o mesmo é o franco favorito para derrotar o Vasco, no Pacaembu, pois o time paulista é muito superior tecnicamente à equipe carioca.

Além disso, o Corinthians se beneficia pelo fato de ter mantido a mesma base de 2008 (9 dos 11 titulares jogaram pelo Timão na Série B), de ter um técnico altamente competente, que mantém o grupo focado na competição e unido sob o seu comando. Como se diz no Futebo, 'Mano tem o grupo na mão'. E quando ele percebe alguma desavença entre os jogadores, ele imediatamente age para apagar o foco do incêndio.

Já o Vasco é um time limitado do ponto de vista técnico, embora jogue com muita vontade e determinação, como ficou claro na primeira partida contra o Corinthians. Os jogadores vascaínos correm muito, jogam com muita vontade, mas erram demais, principalmente nos passes e nas finalizações.

E como o Corinthians pode até empatar sem gols que se classificará para a decisão da Copa do Brasil, creio que o Timão tem tudo para sair vitorioso do confronto contra o Vasco.

Quanto ao jogo do Inter, contra o Coritiba, entendo que não é impossível uma vitória do time paranaense por 2 X 0, placar que o levaria à decisão da Copa do Brasil. Afinal, o Coxa jogará em casa, com apoio total da sua torcida, que lotará o estádio Couto Pereira, com certeza.

Nestas circunstâncias, o Coxa pode obter, sim, uma vitória por 2 X 0, mas o bom momento vivido pelo Inter indica que o Colorado se classificará para a decisão, pois tem um bom elenco, o time está entrosado, jogando bem e dificilmente deixa de marcar pelo menos um gol em um jogo, o que obrigará o Coritiba a marcar, pelo menos, 3 gols na partida, o que é muito raro em se tratado de Internacional. E mesmo que o time paranaense faça 3 X 1 a decisão irá para os pênaltis. Um gol do Inter no tempo normal obrigará o Coritiba a fazer 4 gols para liquidar a fatura ainda durante os 90 minutos. E o Inter perder sofrendo 4 gols, definitivamente, seria uma gigantesca surpresa.

Por tudo isso, entendo que Corinthians e Internacional tem tudo para fazer a decisão da Copa do Brasil deste ano, reunindo na decisão aqueles que, claramente, são os dois melhores times do futebol brasileiro na atualidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário