Time GRANDE!

Como você sabe que um time é Grande, mas GRANDE, mesmo? Quando os torcedores de TODOS os outros times torcem contra ele, oras!

Do proprietário deste blog, Marcos Doniseti.

sexta-feira, 22 de maio de 2009

Dunga faz nova convocação da Seleção Brasileira! Cadê o meia-armador???



O técnico Dunga fez uma nova convocação para a Seleção Brasileira, chamando 23 jogadores para disputar duas partidas pelas Eliminatórias da Copa de 2010, contra Uruguai (dia 6 de Junho) e o Paraguai (10 de Junho), e a Copa das Confederações, que será disputada na África do Sul, sede da próxima Copa do Mundo.

A imensa maioria dos jogadores já eram convocados por Dunga há muito tempo. De novidade, mesmo, somente André Santos (lateral do Corinthians que têm muito mais recursos técnicos do que Kléber, o atual titular, ou Marcelo), Victor (ótimo goleiro do Grêmio, se bem que Felipe está numa fase excelente e também merecia ser convocado), Nilmar (que se recuperou totalmente de suas contusões e voltou a jogar um grande futebol), Gomes (goleiro do Tottenham) e Ramires (ótimo volante do Cruzeiro). Os demais já eram velhos conhecidos de Dunga e da torcida brasileira. Assim, Dunga levou para a Seleção a mesma 'panelinha' de sempre. É a 'família Dunga'.

O que me chamou a atenção é a total ausência, na lista de 23 convocados, de um meia-armador, um jogador que organize as jogadas de ataque da seleção, que tenha boa visão de jogo e que seja um bom passador de bola. A meu ver, Dunga poderia ter chamado Douglas, do Corinthians, ou Cleiton Xavier, do Palmeiras, ou ainda Alex (ex-Internacional). Talvez o motivo de não ter chamado um dos dois primeiros é que seus times estão disputando jogos decisivos na Copa do Brasil (Corinthians) e na Libertadores (Palmeiras). Mas, neste caso, Dunga poderia ter convocado Alex, ex-Inter.

Assim, se vocês observarem a lista de jogadores de meio-de-campo convocados por Dunga, temos dois tipos de jogadores, apenas: ou volantes de marcação (Josué, Gilberto Silva, Felipe Melo, Anderson) ou jogadores que carregamn a bola em velocidade (Kaká). O máximo que temos são segundos volantes, como Ramires e Júlio Baptista, que sabem sair jogando. Mas, eles não são armadores. Nenhum deles têm a característica de armar jogadas. E Elano tem ficado na reserva do Manchester City e não têm jogado um futebol que faça com que mereça ser convocado por Dunga. Não tenho dúvida alguma de que Douglas, Cleiton Xavier e Alex são melhores do que ele.

Mas, nas convocações anteriores, Dunga também não chamou jogadores com essas características e, portanto, tudo indica que o Brasil irá para a Copa de 2010 sem um meia-armador, posição na qual já tivemos grandes craques, como Didi (foto acima) e Gerson (campeões mundiais de 1958/62 e de 1970). Lamentável!!

Outra coisa que chama a atenção é a presença de poucos jogadores que atuam no Futebol brasileiro, sendo que temos muitos deles que poderiam, perfeitamente, ser convocados para a Seleção. Cito alguns: Felipe e Fábio (goleiros do Corinthians e do Cruzeiro) Douglas (Corinthians), Cleiton Xavier (Palmeiras), Marcos (goleiro do Palmeiras) Diego Souza e Pierre (também do Palmeiras), Cristian, Chicão, Elias e Dentinho(os 4 do Corinthians), Taison (Inter), Ibson, Juan e Léo Moura (os 3 do Flamengo), Miranda (São Paulo).

Assim, eu formaria a seguinte seleção:

Felipe, Léo Moura, Chicão, Miranda, André Santos; Cristian, Ramires, Elias, Cleiton Xavier; Nilmar e Ronaldo (quando estiver em boa forma).

Assim, teríamos um ótimo goleiro, uma defesa sólida e com 2 alas com ótimo potencial ofensivo, um meio-de-campo marcador e ofensivo e com 2 goleadores no ataque.

Ainda teríamos os seguintes 'reservas': Marcos e Fábio (goleiros do Palmeiras e do Cruzeiro); Alessandro (Corinthians), André Dias (São Paulo); William (Corinthians), Juan (Flamengo); Pierre (Palmeiras), Ibson (Flamengo), Diego Souza (Palmeiras), Thiago Neves (Fluminense), Douglas (Corinthians); Taison (Inter), Dentinho (Corinthians) e Keirrison (Palmeiras). Sem falar de Nilmar e Ramires que, milagrosamente, Dunga convocou desta vez, mas que tiveram poucas chances com ele no comando da Seleção até o momento.

É é claro que teríamos outros nomes que poderiam ser convocados e que poderão vir a se destacar no Brasileirão deste ano, ou a voltar jogar um bom futebol, caso de Hernanes, Neymar, Paulo Henrique (Santos) entre outros não tão conhecidos.

Portanto, temos jogadores com qualidade de sobra, que estão no Brasil, para formar uma seleção brasileira de ótimo nível, sendo que a imensa maioria destes jogadores são melhores do que a quase totalidade dos atletas que atuam no exterior e que Dunga costuma convocar com grande frequência.

Portanto, Dunga, fique mais atento aos jogadores brasileiros que atuam aqui mesmo, edm nosso país, e que têm plenas condições de vestir a camisa da Seleção Pentacampeã Mundial de Futebol.

Nenhum comentário:

Postar um comentário