Time GRANDE!

Como você sabe que um time é Grande, mas GRANDE, mesmo? Quando os torcedores de TODOS os outros times torcem contra ele, oras!

Do proprietário deste blog, Marcos Doniseti.

sexta-feira, 1 de maio de 2009

Quem foi Campeão Brasileiro antes de 1971?


Existe uma discussão sobre quem foi Campeão Brasileiro de Futebol antes de 1971, quando se realizou o primeiro Campeonato Brasileiro propriamente dito.

A questão passou a ser mais debatida porque o Santos reivindica que os títulos que ele venceu da Taça Brasil nos anos 1960 sejam reconhecidos como se fossem títulos brasileiros. O problema é que a fórmula de disputa do torneio era completamente diferente da do atual Campeonato Brasileiro.

Li na Internet que "Para se indicar o representante brasileiro na Libertadores foi criada a Taça Brasil, em 1959, que reunia os campeões estaduais do ano.".

Assim, participava apenas um time de cada estado, algo bastante limitado.

O Santos era o campeão paulista, por exemplo, de um determinado ano e somente ele participava da Taça Brasil, deixando Corinthians, Palmeiras e São Paulo de fora. No RJ, se o Botafogo fosse o campeão, Flamengo, Vasco e Fluminense ficavam de fora da Taça Brasil.

Chamar um torneio desses de ‘Campeonato Brasileiro’, portanto, é uma piada!

Logo, a Taça Brasil (que foi disputada entre 1959-1968) não tem nada a ver com a fórmula de disputa do atual Campeonato Brasileiro, criado em 1971, e que permite a participação de vários clubes por estado e não apenas do campeão de cada unidade da Federação.

Portanto, a Taça Brasil era UM OUTRO TORNEIO, com outra fórmula de disputa e que tinha uma concepção bastante restrita, impedindo que a maioria dos grandes clubes brasileiros da época participassem do mesmo.

Outro comentário que li na Internet, diz o seguinte:


"Antes da extinção da Taça Brasil, em 1968, deu-se inicio ao Torneio Roberto Gomes Pedrosa ou Robertão - como era conhecido - no ano de 1967. Era a continuidade do Torneio Rio-São Paulo que teve inicio em 1933, porém como passou a abrigar clubes de outros estados, ganhou esta nova denominação. Dele participavam clubes do eixo Rio-São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Paraná. Em 1970, ano de sua última edição, passou a se chamar Taça de Prata."

Este torneio, sim, tinha o formato de um campeonato muito mais semelhante ao do atual Campeonato Brasileiro, pois permitia a participação de mais de um clube por estado e reunia os principais clubes do futebol brasileiro da época. Inclusive, o 'Robertão' é que foi o 'embrião' do atual Campeonato Brasileiro e não a 'Taça Brasil'.

E a origem do torneio 'Roberto Gomes Pedrosa', ou 'Robertão', é o Torneio Rio-São Paulo, que reunia os grandes clubes dos dois estados com o melhor futebol do Brasil na época.

Logo, os campeões destes dois torneios (Rio-SP, disputado entre 1950/1966, e o 'Robertão', disputado entre 1967/1970) é que deveriam ser considerados como os Campeões Brasileiros do período e não os campeões da Taça Brasil, que tinha um formato muito mais limitado, com apenas um clube por estado.

O Rio-SP e o 'Robertão' reuniam clubes de um menor número de estados, mas deles participavam os maiores e melhores times de Futebol do país de sua época. Logo, esta concepção é muito mais próxima da do atual Campeonato Brasileiro. Tanto isso é verdade, que estes dois torneios é que foram os que deram origem ao atual campeonato brasileiro.


Aliás, esta concentração dos melhores times de Futebol do país em um pequeno número de estados permanece nos dias atuais. Vejam que, no Brasileirão da Série A de 2009, teremos a seguinte distribuição de clubes por estado:


SP - 6 (Corinthians, São Paulo, Palmeiras, Santos, Santo André, Barueri);

RJ - 3 (Flamengo, Fluminense, Botafogo);

MG - 2 (Cruzeiro, Atlético-MG);

RS - 2 (Internacional, Grêmio);

PR - 2 (Coritiba, Atlético);

PE - 2 (Sport, Náutico);

BA - 1 (Vitória);

SC - 1 (Avaí);

GO - 1 (Goiás).


Assim, apenas 9 estados brasileiros estarão representados na Série A deste ano do Brasileirão.

Isso mostra, claramente, que a concepção do Rio-SP e do 'Robertão' estava correta, ou seja, estes dois torneios é que reuniam a elite do futebol brasileiro de sua época, e não a 'Taça Brasil', que tinha apenas um representante por estado.


Para maiores informações, acessem:


http://pt.wikipedia.org/wiki/Torneio_Rio-S%C3%A3o_Paulo


http://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_campe%C3%B5es_nacionais_do_futebol_brasileiro





4 comentários:

  1. Tem toda razão! Falou a pura verdade! Concordo em gênero, número e grau e assino em abixo!

    ResponderExcluir
  2. O RIO-SP Sua importância dentro do panorama futebolístico era enorme, dando ao seu vencedor um status de melhor equipe do país.
    Por isso tudo, seus participantes atuavam com força máxima e se empenhavam com todo vigor para levantar este troféu.

    ResponderExcluir
  3. o campeonato paulista já teve varios formatos, e nem por isso deixou de ser o mesmo. o fato de ter varios nomes é que provocou essa confusão, vale lebrar que todos esses citados acima foram organizados pela mesma entidade, com uma unica finalidade eleger o melhor do brasil ! obvio que quem nao teve muitos títulos nessa época não gostou muito.

    ResponderExcluir
  4. Não havia Campeonato Brasileiro antes de 1971. Ponto.

    O que tivemos foram Campeonatos cujos formatos eram parecidos (mas não idênticos) aos dois campeonatos nacionais que temos hoje: O Brasileiro e a Copa do Brasil.

    Taça Brasil, 'Robertão' eram, cada um em sua época, campeonatos nacionais. Mas não eram Campeonatos Brasileiros propriamente ditos. E o Rio-SP reunia, principalmente nos anos 1950, a elite do futebol nacional.

    ResponderExcluir