Time GRANDE!

Como você sabe que um time é Grande, mas GRANDE, mesmo? Quando os torcedores de TODOS os outros times torcem contra ele, oras!

Do proprietário deste blog, Marcos Doniseti.

sábado, 20 de junho de 2009

Corinthians abre boa vantagem sobre o Inter na Copa do Brasil; Palmeiras joga melhor, mas é eliminado! São Paulo dá vexame em pleno Morumbi!


O Palmeiras acabou eliminado da Libertadores, após empatar em 0 X 0 com o Nacional, em Montevidéu. Creio que Luxemburgo errou muito no primeiro jogo contra o Nacional, em São Paulo, e pagou caro por isso. Ele escalou muito mal o Palmeiras naquela partida e o preço foi pago no segundo jogo, na qual o Palmeiras foi bem superior ao time uruguaio. Mas, o Palmeiras não teve um jogador que tivesse o poder de decidir a partida. Faltou um Ronaldo para o Palmeiras... Mas, como em vez de Ronaldo, o Palmeiras tem Obina e Keirrison, deu no que deu.

Mas, se o Palmeiras, pelo menos, morreu lutando e jogando melhor do que o adversário, um caso muito diferente foi o do São Paulo, que deu vexame contra o Cruzeiro em pleno Morumbi lotado, levando um 'vareio de bola' do ex-Palestra Itália de Belo Horizonte.

E em vez de mandar embora os jogadores que fazem corpo-mole dentro de campo, o tricolor paulista preferiu se livrar do técnico que lhe deu 3 títulos brasileiros consecutivos.

Depois disso, duvido que o São Paulo se classifique sequer para a Libertadores de 2010.

Quanto à final da Copa do Brasil, o Corinthians terá que jogar muito mal em Porto Alegre para perder o título.

Esse time do Corinthians é bem superior ao que disputou a final da mesma Copa do Brasil contra o Sport em 2008. Agora, o Timão tem Ronaldo, Jorge Henrique, Cristian, Elias, Douglas (jogadores que não participaram da Copa do Brasil do ano passado) e um Felipe que está num momento espetacular, defendendo até pensamento e pegando absolutamente tudo.

Já o Inter provou que não é o bicho-papão que diziam por aí. É um time forte e competitivo, mas está longe de ser um 'bicho de sete cabeças', como disse o Ronaldo.

O Inter descobriu que uma coisa é ser campeão gaúcho em cima do Caxias (que disputa a Série C do Brasileirão) e outra, bem diferente, é disputar um título com o time que é o atual Campeão Paulista INVICTO e cujo time titular sofreu apenas 1 derrota em 2009 (para o Atlético-PR na Copa do Brasil).

E o Corinthians desperdiçou uma ótima chance de liquidar a fatura neste primeiro jogo, fazendo logo uns 3 X 0, pois o Inter teve um jogador expulso (Leandrão, que deveria ter sido expulso já na primeira infração violenta que cometeu, numa falta criminosa em Boquita... o árbitro foi muito bonzinho com ele), passou a errar muitos passes depois que sofreu o segundo gol e o Corinthians não forçou o jogo para cima do Inter, para marcar 3 X 0, como deveria ter feito, talvez com receio de sofrer um gol no contra-ataque. Afinal, foi justamente o gol de Carlinhos Bala no final do primeiro jogo, no Morumbi, na decisão de 2008, que acabou permitindo ao Sport ser campeão.

Assim, para evitar a repetição disso, o Corinthians se preocupou mais em fazer o tempo passar, depois que marcou 2 X 0, do que em marcar o 3o. gol.

E o Inter também mostrou que os seus reservas não mantém o nível do time titular. Assim, me parece que o elenco do Corinthians é melhor do que o do Inter, pois os reservas do Timão são bem melhores... Marcelo Oliveira, que fez uma belíssima partida, que o diga.

Os times titulares dos 2 times são equivalentes, mas o Corinthians tem Ronaldo, que decide quando precisa, como se viu contra o São Paulo, Santos, Atlético-PR e no primeiro jogo da final da Copa do Brasil.

Me parece que o Corinthians tem um time mais equilibrado e melhor entrosado (afinal é o mesmo time que disputou a Série B, apenas com Ronaldo e Jorge Henrique como novidades) e que consegue manter o nível da equipe mesmo quando joga com alguns desfalques (eu disse alguns e não 9, como ocorreu contra o Inter na primeira rodada do Brasileirão), enquanto que o Inter depende mais das suas individualidades (como Nilmar, D'Alessandro e Taison).

Além disso, o Inter faz muitas faltas e algumas são bem violentas, como o Leandrão deixou bem claro nesta primeira partida da final. E Sandro e Bolívar são outros que 'batem bem', mas no adversário.

Assim, creio que o Corinthians somente perderá o título da Copa do Brasil para ele mesmo. Até porque, se o Timão fizer um gol, apenas, o Inter terá que fazer 4 para ser Campeão. Portanto, entendo que o Corinthians está com a faca e o queijo na mão para ganhar o Tri-Campeonato da Copa do Brasil, embora não tenha nada decidido ainda.

E essa vantagem deverá ser devidamente explorado pelo Mano Menezes, técnico competente e vitorioso, que colocará o Corinthians, provavelmente, para matar o jogo no contra-ataque em velocidade, explorando a rapidez de jogadores como Jorge Henrique e Dentinho, jogando abertos pelas pontas, e o poder de finalização e decisão de Ronaldo.

Quanto ao Grêmio, o mesmo se classificou para a próxima fase da Libertadores, tal como ocorreu com o Estudiantes. Agora, nas semifinais, teremos uma disputa brasileira, Grêmio X Cruzeiro, e outra envolvendo o Estudiantes X Nacional.

Enquanto o Estudiantes é, claramente, o favorito na disputa contra o time uruguaio, a decisão entre os clubes brasileiros me parece ser bem mais equilibrada, sendo impossível apontar um favorito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário