Time GRANDE!

Como você sabe que um time é Grande, mas GRANDE, mesmo? Quando os torcedores de TODOS os outros times torcem contra ele, oras!

Do proprietário deste blog, Marcos Doniseti.

sábado, 5 de setembro de 2009

Brasileirão 2009 mostra grande equilíbrio na disputa pelo Título e por vagas na Libertadores!


O Brasileirão 2009 está mostrando um grande equilíbrio na disputa pelo título e por vagas na Libertadores. Afinal, nenhum time conseguiu, até o momento, disparar na liderança e a diferença que separa o líder, Palmeiras, do 5o. colocado, o Corinthians, é de apenas 5 pontos, embora o Timão tenha disputado um jogo a mais.

Temos vários times em condições de conquistar o título, como o Palmeiras, Inter, Goiás, São Paulo e Corinthians.

As últimas rodadas mostraram vários altos e baixos de todos estes times. O Palmeiras, que vinha embalado tendo Jorginho como técnico, acumulou uma sucessão de empates com Muricy no comando (este faz muitas mudanças no esquema tático do time entre um jogo e outro e isso prejudica o rendimento da equipe). O São Paulo obteve 7 vitórias consecutivas, mas vem de 2 resultados ruins na sequência, com derrota para o Atlético-PR e empate sem gols com o Palmeiras.

Já o Inter caiu muito de produção depois que perdeu a Copa do Brasil para o Corinthians e viveu um momento de instabilidade, com muitos resultados ruins na sequência. Mas, agora, parece que o time se recuperou e vive um bom momento, tendo até goleado o Goiás por 4 X 0 em pleno Beira-Rio. Dos primeiros colocados, o Colorado gaúcho é o que está no melhor momento. Resta saber se conseguirá embalar, assumir a liderança e abrir vantagem sobre os rivais, conquistando um título que não alcança há 30 anos.

Já o Goiás consegue ótimos resultados quando joga no Serra Dourada e contra times mais fracos, mas não obtém o mesmo rendimento quando joga fora de casa e contra equipes mais fortes, tanto que perdeu para o São Paulo e para o Inter jogando no Morumbi e no Beira-Rio, respectivamente. Para um time que quer ser campeão isso poderá ser fatal. Mas, o Goiás mostra força e qualidade para conseguir uma vaga na Libertadores do ano que vem.

E o Corinthians, que foi, tranquilamente, o melhor time do Brasil no primeiro semestre, jogando um belo futebol e ganhando o título dos 2 campeonatos que disputou (o Paulistão e a Copa do Brasil) viveu, também, um momento de instabilidade devido à perda de algumas das peças-chave do time titular (André Santos, Cristian e Douglas) bem como enfrentou, também, problemas de contusão, suspensão, convocações para a seleção brasileira (principal e sub-20).

E tudo isso aconteceu justamente no momento em que o Brasileirão passou a ter jogos no meio da semana e isso impediu que o competente e sério técnico Mano Menezes tivesse condições de montar um novo esquema tático e entrosar os novos jogadores. Devido a isso, o Corinthians ficou 5 jogos sem vencer.

Porém, bastou o Timão ter uma semana livre para treinar para subir de produção. Com isso, o Timão já obteve uma sequência de bons resultados (3 vitórias e 2 empates, obtendo 11 dos 15 pontos disputados, ou seja, um aproveitamento de 73% nestas 5 últimas partidas).

E a diretoria corintiana, criticada e pressionada pela Fiel Torcida, saiu à campo e contratou novos reforços para o time, incluindo o lateral/zagueiro Balbuena, o zagueiro Paulo André (ex-Atlético-PR e que estava jogando na França), o meio-campista ofensivo Defederico (jovem revelação argentina que já foi elogiado até por Maradona) e também trouxe Marcelo Mattos, um bom volante de marcação que foi Campeão Brasileiro pelo Timão em 2005 e que ainda é muito jovem, com 25 anos de idade. Já atletas como Bill e Henrique (atacantes contratados junto ao Bragantino e Guarani-SP) ainda não vingaram no Timão.

Com estas contratações, o time do Corinthians já está quase pronto para a disputa da Libertadores em 2010. O Timão tem um bom elenco e não apenas um bom time titular e isso é fundamental para se vencer um torneio tão forte, difícil e competitivo quanto a Libertadores.

No entanto, ainda faltam ao time mais uns 3 jogadores, que são: um lateral esquerdo de qualidade e experiente, um meia-armador com as características de Douglas, ou seja, um 'cérebro' para o time, que organize as jogadas de ataque com bons passes, lançamentos e assistências precisas. Mas, jogadores com tais características estão cada vez mais escassos no futebol mundial, no qual os aspectos mais valorizados são, atualmente, a força física e a velocidade. O Timão também necessita de mais um bom atacante, que possa substituir Ronaldo quando este estiver suspenso ou contundido e que dê conta do recado, marcando os gols que o time precisa.

Enfim, me parece que o título do campeonato brasileiro ficará entre estes 5 times, que são os que tem, hoje, os melhores elencos e que atuam num nível melhor do que os demais.

Quanto às demais equipes, creio que times como o Avaí, Santos, Grêmio, Barueri, Flamengo, Vitória e Atlético-PR irão, talvez, tentar obter uma das vagas para a Libertadores, mas será difícil, a não ser que Palmeiras, Inter, Goiás e São Paulo caiam de produção neste segundo turno.

Já o Cruzeiro, que não foi mais o mesmo time depois que vendeu Ramires, Vágner e perdeu o título da Libertadores para o Estudiantes, e o Atlético-MG, que começou muito bem o campeonato, mas caiu de rendimento e já está fora do G-4 há algumas rodadas, deverão obter vagas para a Copa Sul-Americana do próximo ano.

E Botafogo, Náutico, Sport, Fluminense, Coritiba e Santo André deverão brigar para não ser rebaixados para a Série B, embora me pareça que o Fluminense e o Sport já garantiram a vaga para a segunda divisão do futebol brasileiro em 2010.

Creio que este é o retrato do momento no disputado e indefinido Brasileirão 2009.


Link:

http://esporte.ig.com.br/futebol/campeonatos/brasileiro_serie_a_2009/classificacao/

Nenhum comentário:

Postar um comentário