Time GRANDE!

Como você sabe que um time é Grande, mas GRANDE, mesmo? Quando os torcedores de TODOS os outros times torcem contra ele, oras!

Do proprietário deste blog, Marcos Doniseti.

quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Corinthians, o Primeiro Campeão Mundial de Clubes da FIFA!!

Corinthians, o Primeiro Campeão Mundial de Clubes da FIFA!! - por Marcos Doniseti!


O Corinthians que foi o Primeiro Campeão Mundial de Clubes da FIFA, há exatos 10 anos (sorry para os inconformados torcedores de outros times, mas é isso é algo que pode ser confirmado no próprio site da FIFA, ok?) jogava muita bola.

Do meio-de-campo para a frente foi um dos melhores times que já vi jogar, com jogadores que possuíam características complementares e que se encontravam na melhor fase das suas carreiras.

Senão, vejamos:

Rincón, que protegia a defesa e sabia sair jogando e que passava muito bem a bola;


Vampeta, que marcava bem e ainda dominava a bola em velocidade como ninguém fazia na época;

Ricardinho, o cérebro do time, o organizador das jogadas de ataque, que cadenciava o jogo, ditando o ritmo do mesmo;

Marcelinho, o coração do time, que finalizava e passava muito bem e que vivia dando assistências fantásticas para que os outros fizessem os gols, além de suas cobranças de falta sempre perigosas;

Luizão, o típico jogador de área, o centroavante como se dizia antigamente, sem grandes virtudes técnicas, mas que sabia se posicionar muito bem dentro da área e era um ótimo finalizador, além de ser muito oportunista;

Edílson, o 'capetinha', driblador, rápido, habilidoso, arisco, típico representante do futebol-moleque que consagrou o Brasil, que partia para cima dos adversários, enfiava a bola entre as pernas deles e os deixava a ver navios ou sentados no gramado como, aliás, ele fez com o Karembeu no jogo contra o Real Madrid.

E a defesa tinha um baita de um goleiro, Dida, que foi o responsável por encerrar a carreira do são-paulino Raí ao defender 2 pênaltis do mesmo numa semifinal de Campeonato Brasileiro (em 1999, se não me engano...) , uma boa e segura dupla de zagueiros, Fábio Luciano e Adílson, um jovem e talentoso lateral-esquerdo, Kléber, e até um Índio, legítimo representante dos nativos brasileiros, mas limitado tecnicamente.

Muitos questionam porque o Corinthians participou daquele Mundial de Clubes. Simples: porque foi o Campeão Brasileiro de 1998.

A FIFA definiu que o país-sede, o Brasil, teria um representante e que este seria o Campeão Brasileiro de 1998. Ah, alguém poderia perguntar, porque, então, não escolheu o Campeão Brasileiro de 1999? Bem, se isso tivesse sido feito, o resultado teria sido o mesmo, pois o Campeão Brasileiro de 1999 foi o mesmo de 1998, ou seja, o Corinthians.

Logo, a participação do Timão no Mundial de Clubes da FIFA foi mais do que legítima e não há o que discutir. Ela foi obtida dentro de campo, jogando bola.

E o Vasco? Ah, o Vasco entrou porque tinha sido o Campeão da Libertadores de 1998.

Os demais times participaram porque também haviam sido Campeões de algum outro torneio continental ou da Copa Toyota, caso do Real Madrid.

Logo, todos os participantes ganharam o direito de participar do Mundial de Clubes da FIFA 2000 dentro de campo, jogando bola, e com base em critérios exclusivamente técnicos. Não houve favorecimento algum para nenhum dos clubes.

Portanto, não há nada a ser questionado quanto à legitimidade da disputa e quanto à conquista do Mundial de Clubes do ano 2000, pelo Corinthians, Mundial este que foi organizado pela FIFA. Quem questiona a legitimidade do título corintiano o faz por pura dor-de-cotovelo e por desinformação.

Link:

http://www.fifa.com/tournaments/archive/tournament=107/index.html

Um comentário:

  1. Issa(o) é para os troxas que não entendem de futebol e não sabem mesmo nem pra quem torçem, andam falando que o mundial da fifa em 2000 disputado no brasil CONQUISTADO pelo corinthians não foi válido ou não valeu, lógico que valeu!...visite o site da FIFA e verás que foi válido e é como um campeonato "qualquer" ora brasileiro, ora copa do mundo...só não é a mesma coisa porque mundial é mundial e quem ganhou o 1°e abriu as portas para os demais foi o CORINTHIANS dáááleee neeeless timããoo! rsrsrsrs...kkkkkkkkk...[...]

    ResponderExcluir