Time GRANDE!

Como você sabe que um time é Grande, mas GRANDE, mesmo? Quando os torcedores de TODOS os outros times torcem contra ele, oras!

Do proprietário deste blog, Marcos Doniseti.

domingo, 23 de julho de 2017

Corinthians derrota o Fluminense, abre 9 pontos de vantagem e joga pressão sobre o Grêmio! - Marcos Doniseti!

Corinthians derrota o Fluminense, abre 9 pontos de vantagem e joga pressão sobre o Grêmio! - Marcos Doniseti!
Momento em que Jô sofreu pênalti, que não foi marcado pelo árbitro. 

Corinthians 1 X 0 Fluminense: Cássio, Balbuena, Maycon e Giovanni Augusto são os destaques!


O Corinthians reforçou a sua condição de líder incontestável do campeonato Brasileiro ao derrotar o bom time do Fluminense, no Maracanã, por 1 X 0, com gol de cabeça marcado por Balbuena, em lance de escanteio que foi muito bem cobrado por Giovanni Augusto. 

O zagueiro paraguaio está fazendo uma excelente temporada e se transformou num jogador fundamental para a ótima campanha que o Corinthians faz neste Brasileiro, inclusive marcando gols importantes, como foi este contra o Fluminense. Cássio, por sua vez, fez outra partida excelente e defendeu tudo. Ele está merecendo, e muito, uma convocação para a Seleção Brasileira, que parece estar mais do que definida por Tite. 

Essa vitória tirou a pressão que já começava a se formar sobre o Timão após dois empates consecutivos, contra Atlético-PR (2X2, na Arena) e Avaí (0X0, em Floripa) e fez com que o Corinthians completasse 30 jogos sem perder. A última derrota foi para a Ferroviária, no campeonato Paulista, com um gol irregular marcado por Alan Mineiro. 

Os torcedores dos outros clubes já estavam dizendo que a 'profecia' de Renato Portaluppi, treinador do Grêmio, que afirmou que o Corinthians iria 'despencar na tabela' e, depois, que o Timão iria 'tropeçar', perdendo pontos importantes, o que permitiria a aproximação dos outros times em relação ao líder.

Porém, e como escrevi aqui dias atrás, o Corinthians tinha feito por merecer a vitória nas duas partidas que havia empatado, mas que erros de finalização e o excessivo individualismo de alguns jogadores havia impedido que isso tivesse acontecido. Mas o Corinthians não havia jogado mal. 

E a comprovação disso nós tivemos na boa partida que o Corinthians fez contra o Fluminense, hoje, no Rio de Janeiro. O Timão teve, inclusive, chances de marcar outros gols e ainda ocorreu um pênalti escandaloso que foi cometido sobre Jô em uma cobrança de escanteio e que o árbitro não marcou, prejudicando o Corinthians. Jô foi agarrado e teve a sua camisa puxada dentro da área, impedindo que ele subisse para cabecear a bola. 

Essa vitória também foi fundamental porque, além de mostrar que o time não se abalou com a 'profecia' do treinador gremista, ela ocorreu na ausência de dois importantes jogadores do Corinthians que ficarão afastados por um bom período de tempo, que são Jadson (irá desfalcar o Corinthians por 30 dias) e Pablo (cerca de 40 dias de afastamento). 

Mas o Corinthians mostrou que possui um bom elenco e não apenas um bom time titular, e os substitutos de Jadson (Giovanni Augusto) e Pablo (Pedro Henrique) jogaram muito bem. Giovanni Augusto fez ótimos cruzamentos, se movimentou bastante e voltou para ajudar na marcação. Ele é muito bom jogador e mostrou que poderá substituir Jadson e que Fábio Carille fez muito bem em trabalhar para promover a recuperação do jogador. A tendência é que ele melhore de produção à medida que for adquirindo ritmo de jogo e se entrosar melhor com o time. 

Maycon é outro jogador do time corintiano que vem fazendo uma temporada excelente. Ele está jogando muito bem em todas as partidas, sendo um verdadeiro 'leão' na proteção à defesa e também está saindo mais para jogar no ataque. Não duvido que ele venha a ser convocado, futuramente, para a Seleção Brasileira (Pós-Copa 2018). 

Aliás, isso é algo que acontece sempre que um dos titulares do Corinthians não pode jogar (por suspensão, contusão ou convocação para alguma Seleção): Os reservas que entram no time dão conta do recado e sempre tem um desempenho melhor do que o esperado pelos próprios torcedores do Timão. 

Isso aconteceu com o Paulo Roberto, quando jogou contra o Grêmio, com Pedro Henrique, quando entrou no lugar de um contundido Balbuena no início do campeonato, com Moises, quando substituiu Guilherme Arana na partida contra o Atlético-PR (ele fez vários desarmes, participou de jogadas de ataque e deu o passe para Jô marcar o primeiro gol do Timão). 

Portanto, os torcedores dos outros clubes devem estar bastante decepcionados, pois pensavam que com o afastamento de Jadson e Pablo e os empates com o Atlético-PR e Avaí, o Corinthians iria começar a tropeçar no campeonato Brasileiro, tal como foi 'profetizado' pelo treinador do Grêmio. 

Mas isso não aconteceu, pois o time corintiano é muito sólido, consistente, sendo um time muito bem treinado e organizado. Independente de quem joga a filosofia de jogo e o esquema tático não se alteram, até porque Carille usa o mesmo esquema quando treina o time reserva. 

Logo, quando os reservas entram no time titular do Corinthians eles sabem muito bem o que tem que fazer. Os problemas que eles sentem são mais de ausência de ritmo de jogo e falta de um entrosamento melhor com os companheiros de time. No caso de Pedro Henrique e G.Augusto isso será solucionado com o tempo, pois eles irão jogar por bastante tempo.

Assim, a tendência é que o Corinthians mantenha a regularidade durante todo o campeonato, pois a filosofia de jogo e o esquema tático foram muito bem assimilados pelos jogadores, que executam fielmente todas as funções determinadas pelo excelente treinador Fábio Carille. 

Todos os jogadores corintianos correm e marcam intensamente, com todos os jogadores mostrando um espírito bastante solidário. Outro aspecto importante é que ninguém se comporta como 'estrela' do time e todos se doam ao máximo nas partidas. Assim, não é à toa que é tão difícil derrotar o Corinthians. 

E isso era algo previsível. Em um texto publicado aqui no blog, no dia 05/03/2017 (logo após a vitória do Timão sobre o Santos), escrevi que o time do Corinthians tinha um sólido sistema defensivo, que os adversários tinham dificuldade em 'furar' o mesmo e que o Timão seria um time forte, competitivo, que conquistaria títulos e que seria difícil de ser derrotado.

Portanto, essa regularidade do Corinthians não começou agora, mas vem desde o início da temporada. 

Logo, muito dificilmente o Timão irá despencar no campeonato, como disse Renato Portaluppi, até porque a diretoria do Corinthians está fazendo um grande esforço para manter os jogadores no clube até o final do Brasileiro. 

E os jogadores já deixam claro que desejam permanecer no Corinthians até o final desta temporada, pois sabem que eles serão bastante valorizados caso o Timão venha a conquistar o título brasileiro. 

Com isso, será muito difícil para os adversários conseguirem impedir que o Corinthians conquiste o título deste Brasileiro. Não tem nada definido, ainda, sem dúvida alguma, mas a regularidade impressionante do Corinthians permite apontar o mesmo com o principal favorito à conquista do campeonato Brasileiro. 

São Paulo X Grêmio!

A ótima vitória do Corinthians sobre o Fluminense permitiu que o Timão chegasse a 40 pontos e abrisse 9 pontos de vantagem sobre o Grêmio (31), que jogará amanhã contra o São Paulo, no Morumbi, fechando a 16a. rodada. Esta deverá ser uma partida difícil para o time gaúcho, pois o tricolor paulista vem de uma vitória sobre o Vasco e quer se recuperar no campeonato, saindo da zona de rebaixamento. 

Dorival Jr. é um bom treinador e conta com bons jogadores no elenco (Renan Ribeiro, Jucilei, Petros, Pratto). Se ele conseguir definir um padrão de jogo e entrosar melhor o time, muito dificilmente o São Paulo será rebaixado. 

E uma vitória sobre o ótimo time do Grêmio seria tudo o que o SPFC precisaria neste momento para dar confiança aos jogadores e prosseguir na sua recuperação. 

Assim, não duvido que isso (vitória do São Paulo) venha a acontecer. 

Outros Jogos da Rodada!

O Santos derrotou o Bahia (3X0), no Pacaembu, e manteve a terceira colocação no campeonato. O time aposta em um jogo de contra-ataques em velocidade (Copete e Bruno Henrique jogam pelas pontas) e no talento de Lucas Lima que, quando está inspirado, é capaz de fazer jogadas que definem uma partida. O argentino Vecchio fez uma ótima partida e saiu bastante aplaudido. O time baiano jogou bem, sendo que é bem organizado e faz boas partidas, mas erra muito nas finalizações. 

Já o Flamengo jogou bastante desfalcado, na Ilha do Urubu, e foi muito mal contra o Coritiba, mas saiu vitorioso (2X1) mesmo assim. O time paranaense conseguiu segurar um empate até o final, mas cometeu um pênalti bobo, perdeu o jogo e já está se aproximando da zona de rebaixamento, enquanto que o time carioca permaneceu na quarta colocação. A vitória do Flamengo foi garantida apenas no final graças a um pênalti sofrido por Vinicius Jr. e que foi convertido por Everton Ribeiro. 

O Palmeiras foi até o Recife e derrotou o bom time do Sport, que faz ótima campanha, por 2X0. É provável que, com o tempo, o bom treinador Cuca vá conseguir definir um padrão de jogo e um time titular. Nos primeiros meses ele fez muitas mudanças em ambos e isso prejudicou o Palmeiras. Agora já está mais do que na hora dele definir como é que o time patrocinado pela Crefisa irá jogar. Mas muito dificilmente o Palmeiras conseguirá entrar na disputa pelo título. Quanto ao Sport, o placar foi ruim, pois o time vinha em ascensão e caiu para sexto lugar com a derrota. 

Já o Vasco apostou na garotada e obteve uma ótima vitória contra o Atlético-MG, em BH, vencendo por 2X1. O time mineiro fez grandes investimentos e faz um campeonato Brasileiro muito ruim, sendo que acabou de demitir Roger Machado, um bom treinador, mas cuja filosofia de jogo não foi assimilada pelos jogadores do time. O Atlético-MG é um time visivelmente desorganizado e está apenas 3 pontos acima do primeiro time que se encontra no Z4 (tem 20 pontos, contra 17 do Avaí). O Galo contratou Rogério Micale, que treinou a Seleção Brasileira que ganhou a medalha de Ouro nas Olimpíadas do RJ. 

Já o Vasco não tem condições de sair gastando e contratando jogadores de renome. Assim, é preferível abrir espaço no time para jovens jogadores, revelados nas categorias de Base do clube. Recentemente o time Sub-20 do Vasco disputou a semifinal do Brasileiro, o que mostra que o time pode 'garimpar' bons jogadores em sua Base. 

A julgar pelo que se viu em duas partidas (contra Vitória e Galo) essa aposta está dando certo e tudo indica que Milton Mendes irá seguir por esse caminho. Jogadores como Guilherme, Paulo Vitor e Paulinho mostram que possuem um grande potencial. Com isso, o Vasco poderá até conseguir algo surpreendente, que é lutar por uma vaga na Libertadores (o time tem 23 pontos, contra 24 do Sport, que é o sexto colocado). 

O Cruzeiro foi derrotado pelo Avaí (1X0) em Santa Catarina, o que foi um péssimo resultado para o time mineiro. E o Avaí derrotou outro time grande, após vencer as partidas contra Grêmio e Botafogo (fora) e empatar com o Corinthians (casa). É bom que os times mais fortes respeitem o time catarinense. E a Ponte Preta conquistou uma boa vitória, derrotando o Atlético-PR na Arena da Baixada (2X0). O destaque foi o atacante Lucca, que marcou os dois gols do time campineiro. 

Enquanto isso, o Botafogo apenas empatou com o lanterna Atlético-GO (1X1). Assim, dificilmente Cruzeiro e Botafogo irão brigar pelas primeiras colocações e terão que melhorar se desejam conquistar uma vaga na Libertadores. O Vitória, por sua vez, perdeu para a Chapecoense, em Salvador, e caminha para disputar a Série B em 2018. O time é fraco e a defesa é pior ainda. Já a Chape faz um campeonato irregular, alternando vitórias e derrotas.

Neste momento, o Corinthians está mais do que consolidado como o grande favorito ao título, enquanto que o Grêmio tenta, a todo custo, diminuir a diferença que o separa do líder. Mas essa não é uma tarefa fácil. O Santos deu uma arrancada e está em terceiro lugar. Levir Culpi faz um bom trabalho e parece ter um bom relacionamento com os jogadores, o que já não acontecia mais com Dorival Jr. E isso talvez ajude a explicar a ascensão do time da Vila Belmiro.

Flamengo e Palmeiras tem condições de melhorar, mas dificilmente irão lutar pelo título do Brasileiro. Logo, eles deveriam priorizar as outras competições que disputam e deixar o Brasileiro em segundo plano. O Palmeiras deveria priorizar a Libertadores e o Flamengo deveria priorizar a Copa do Brasil ou mesmo a Sul-Americana. Afinal, os campeões dos dois torneios tem vaga garantida na Libertadores de 2018. 

Depois temos uma série de times que estão próximos na tabela de classificação e que brigarão por vaga na Libertadores: Sport, Vasco, Fluminense, Botafogo, Cruzeiro e Ponte Preta. 

Quanto ao rebaixamento, me parece que Vitória e Atlético-GO dificilmente deixarão de disputar a Série B em 2018. Resta saber quais serão os outros dois que farão o mesmo. Coritiba, Atlético-PR, Bahia e Atlético-MG também poderão vir a entrar no Z4, pois não estão colhendo bons resultados. E o São Paulo deverá sair do Z4 em breve, pelos motivos que já apontei aqui.

Links:

Corinthians derrota o Santos no Paulista e anima a Fiel Torcida (texto de 05/03/2017):

http://futebolefantasia.blogspot.com.br/2017/03/corinthians-1-x-0-santos-quarta-forca.html

Tabela de classificação:

https://www.meutimao.com.br/tabela-de-classificacao/campeonato_brasileiro/

Abel Braga elogia o time do Corinthians:

https://www.meutimao.com.br/noticia/256565/abel-braga-distribui-elogios-ao-futebol-do-corinthians-apos-vitoria-motivos-de-ser-lider

Nenhum comentário:

Postar um comentário