Time GRANDE!

Como você sabe que um time é Grande, mas GRANDE, mesmo? Quando os torcedores de TODOS os outros times torcem contra ele, oras!

Do proprietário deste blog, Marcos Doniseti.

sexta-feira, 14 de julho de 2017

O sucesso do Corinthians em 2017 é surpreendente apenas para quem não sabe analisar futebol!! - Marcos Doniseti!

O sucesso do Corinthians em 2017 é surpreendente apenas para quem não sabe analisar futebol!! - Marcos Doniseti!
Casagrande e seu comentário 'genial' sobre o Corinthians. 

Os ótimos resultados do Corinthians nesta temporada, principalmente no Brasileiro, fizeram com que o time se tornasse a principal referência para os outros clubes. 


Comentaristas esportivos, treinadores, dirigentes e jogadores dos mais variados times não falam de outra coisa a não ser a respeito da excepcional campanha do Corinthians, que somou 35 pontos em 13 rodadas e que lidera o Brasileiro com 10 pontos de vantagem sobre o Grêmio, o segundo colocado. 

O Timão possui um índice de aproveitamento de quase 90%. Isso é difícil de ser mantido durante um campeonato de 38 rodadas? Sem dúvida. 

Mas esse time do Corinthians mantém uma regularidade impressionante, acima da média, inclusive alcançando resultados melhores do que aquele excelente time, treinado por Tite, que conquistou o Brasileiro de 2015.

A sequência de jogos invictos nesta temporada já chegou a 27 partidas, superando a marca do time de 2015, que ficou sem perder durante 26 partidas. 

A campanha do Corinthians em 2017 também é melhor do que a do time de 2015 pelo fato de ter conquistado o campeonato Paulista de 2017, o que o time de 2015  não conseguiu, e também por ter conquistado números melhores, nas treze primeiras rodadas do Brasileiro, do que os do time campeão de 2015. 

O fato concreto é que o Corinthians possui um excelente treinador, bem como um time bem organizado e que joga cada partida como se fosse final de campeonato. 

A declaração do treinador do Grêmio, Renato Portaluppi, de que o Corinthians irá despencar na tabela e que o segundo turno será muito diferente do primeiro, é um sinal claro de que já está batendo o desespero nos outros clubes, que torcem para que o Corinthians comece a 'tropeçar' no Brasileiro, acumulando resultados ruins. 

Mas isso não está acontecendo. E uma declaração dessas serve, de fato, para estimular os jogadores do Corinthians, que irão fazer questão de provar, jogando bola, que o treinador gremista está inteiramente equivocado. 

Enquanto isso, um dirigente do Palmeiras (Alexandre Mattos) disse que o Corinthians está melhor do que os outros porque foi eliminado da Copa do Brasil e, em função disso, pôde se concentrar na disputa do campeonato Brasileiro. 

Isso é desculpa esfarrapada de dirigente incompetente.

Afinal, em 2017, o Corinthians disputou 40 partidas até o momento, contra 39 do Palmeiras. 

Além disso, o Corinthians gastou apenas R$ 12 milhões para se reforçar para esta temporada, enquanto que a Crefisa e o Palmeiras já investiram R$ 120 milhões para fortalecer o time, que vinha da conquista do campeonato Brasileiro de 2016.

Em tese, o Palmeiras é que deveria estar disparado na liderança do Brasileiro, pois foi o time que mais investiu na temporada. Flamengo e Atlético-MG também fizeram investimentos significativos e também não estão colhendo os resultados que esperavam. 

E quem não se lembra quando, no início da temporada, alguns torcedores do Corinthians foram ao CT, no primeiro dia de treino, protestar contra o fato do clube não ter se reforçado tanto quando os rivais (Palmeiras, Santos, SPFC). 

Na época, uma grande parte da imprensa esportiva paulista dizia que o Corinthians era apenas a 'quarta força' de São Paulo e afirmava que o Timão não conquistaria nenhum título em 2017. Exemplos: o ex-jogador Denílson e o comentarista Fábio Sormani, da 'Fox Sports'. 

A excelente temporada do Corinthians deve-se a uma série de medidas corretas que foram tomadas pela diretoria e pela comissão técnica do Timão: 

A) Efetivar Fábio Carille no comando do time e lhe dar todo o respaldo para trabalhar; 

B) Contratar jogadores bons e experientes, que preencheram lacunas no elenco do Timão (Jô, Jadson, Gabriel, Pablo);

C) Integrar jogadores das categorias de Base do Corinthians ao elenco profissional. Afinal, o Timão não chegou a quatro finais consecutivas da 'Copa São Paulo de Futebol Jr' à toa. 

Em 2017, até pela falta de dinheiro para fazer grandes contratações, jogadores como Maycon, Guilherme Arana, Pedro Henrique e Pedrinho começaram a ganhar muito mais espaço no time do Corinthians. 

Arana e Maycon são titulares, enquanto que Pedro Henrique e Pedrinho jogam com uma certa frequência. E todos eles tem um ótimo desempenho quando atuam pelo time titular ou entram no decorrer das partidas. 

D) Carille definiu o esquema de jogo do Corinthians antes mesmo da temporada começar e tratou de colocar o time para jogar sempre da mesma maneira e com a mesma escalação. 

Assim, qualquer pessoa que acompanhe o Corinthians em 2017 sabe qual é a escalação do time titular do Timão: Cássio, Fagner, Balbuena, Pablo, G.Arana; Gabriel, Maycon; Jadson, Rodriguinho, Romero; Jô.

O resultado é que o Corinthians foi se entrosando e subindo cada vez mais de produção, o que resultou na conquista do campeonato Paulista e na liderança folgada do Brasileiro nestas treze rodadas do primeiro turno. 

Ainda no início de Março de 2017, logo após a vitória do Timão no clássico contra o Santos (que se realizou no dia 04/03/2017; placar foi 1X0 para o Timão, gol de Jô, em partida que contou com a presença de Tite na Arena) eu escrevi o seguinte aqui no blog:

"16) O Corinthians poderá até não ganhar nenhum título durante 2017 (o que considero improvável), mas será um time muito difícil de ser derrotado se continuar jogando com a mesma determinação que mostra neste início de ano. A tendência é o entrosamento do time ir melhorando durante o ano.". 

Portanto, era perfeitamente visível, ainda no início de Março, de que esse time do Corinthians era forte e competitivo e que o mesmo seria, sim, um sério candidato à conquista de vários títulos em 2017.

Se alguém como eu, que não é comentarista esportivo e que não vive de assistir e comentar jogos de futebol, conseguiu enxergar isso, então é de se perguntar porque os integrantes da mídia esportiva não conseguiram fazer o mesmo? O que os impediu de perceber que o time do Corinthians seria um time em condições de conquistar títulos em 2017?

Entendo que isso aconteceu em função de vários fatores: 

A) O clubismo descarado de muitos destes comentaristas, que mal conseguem esconder o seu ódio pelo Corinthians. 

Em 2017, por exemplo, vi um famoso comentarista da 'ESPN Brasil' (José Trajano) afirmar que o Corinthians havia sido campeão Brasileiro em função de ter tido muita 'sorte'. 

Trabalho sério, boa estrutura oferecida pelo clube, possuir um bom elenco, jogar de maneira organizada e ter um excelente treinador? Nada disso conta, segundo Trajano. O que vale mesmo é a tal da 'sorte'...

Acredite, se quiser...

B) Como resultado desse ódio pelo Corinthians, tais comentaristas não conseguem fazer uma análise objetiva e séria a respeito do desempenho do Timão, não importando o campeonato que o mesmo esteja disputando. 

Assim, sempre que o Corinthians tem um bom desempenho em algum campeonato, eles já começam a usar de inúmeras desculpas esfarrapadas para tentar justificar isso, dizendo que o Corinthians 'o campeonato é fraco', 'teve sorte', 'só enfrentou times fracos' ou, então, que 'a tabela ajudou' e outras asneiras semelhantes. 

Tais comentaristas só faltam apelar para o alinhamento dos planetas ou para a 'maldição do Faraó' para justificar o desempenho do Corinthians. Eles parecem ser incapazes de fazer uma análise realista, em cima de fatos, para explicar porque o Corinthians está bem;

C) Piadinhas sem graça: Muitos comentaristas gastam grande parte do seu tempo fazendo piadas e apelando para um humor sem graça, deixando de lado qualquer tentativa de fazer comentários sérios e fundamentados a respeito do Corinthians e do futebol. 

Com tudo isso, fica claro que o nível da imprensa esportiva brasileira é muito baixo e que a mesma está, tal como os clubes de futebol do país, necessitando de 'sangue novo', abrindo espaço para comentaristas que possuam mais conhecimento e que saibam analisar o desempenho dos times independente de torcerem para algum clube ou não.



Links:

Corinthians 1 X 0 Santos (jogo pelo campeonato Paulista):

http://futebolefantasia.blogspot.com.br/2017/03/corinthians-1-x-0-santos-quarta-forca.html

Carille já consegue resultados melhores do que Mano e Tite: 

https://esporte.uol.com.br/futebol/ultimas-noticias/2017/07/13/pupilo-aplicado-carille-bate-mano-e-tite-em-campanha-classicos-e-serie.htm

Veja como Carille levou o Corinthians à disputa por títulos:

http://globoesporte.globo.com/futebol/times/corinthians/noticia/veja-como-carille-levou-corinthians-a-briga-por-titulos-e-fez-a-fiel-esquecer-tite.ghtml

Corinthians fez mais partidas do que o Palmeiras:

https://www.meutimao.com.br/noticia/255638/mattos-culpa-calendario-por-derrota-do-palmeiras-mas-corinthians-jogou-mais-em-2017

Walmir Cruz explica o trabalho feito no Corinthians em 2017:

https://www.meutimao.com.br/noticia/255590/apenas-dois-titulares-com-problemas-medicos-em-13-rodadas-preparador-fisico-do-corinthians-explica

Qual o tamanho da ótima campanha do Corinthians? - por Mário Marra:

http://blogs.lance.com.br/mario-marra/2017/07/13/qual-o-tamanho-da-otima-campanha-do-corinthians/

Nenhum comentário:

Postar um comentário