Time GRANDE!

Como você sabe que um time é Grande, mas GRANDE, mesmo? Quando os torcedores de TODOS os outros times torcem contra ele, oras!

Do proprietário deste blog, Marcos Doniseti.

segunda-feira, 20 de novembro de 2017

Corinthians derrota adversários e Mídia anti-corintiana e conquista o sétimo título do Brasileiro (sem fax)! - Marcos Doniseti!

Corinthians derrota adversários e Mídia anti-corintiana e conquista o sétimo título do Brasileiro (sem fax)! - Marcos Doniseti!

O Corinthians conquistou, de forma mais do que merecida, o título do Brasileiro de 2017, tornando-se o primeiro clube a vencer 7 edições da competição, desde que ela foi criada, em 1971. 
Contra tudo e contra todos! Foi assim que o Corinthians conquistou, de forma mais do que merecida, o seu sétimo campeonato Brasileiro, tornando-se o maior vencedor da competição, desde que a primeira edição do torneio foi realizado, em 1971, ano em que o Atlético Mineiro conquistou o seu único título.

Apesar da desconfiança da maioria dos seus torcedores e das fortes críticas que o Timão recebeu por parte da mídia esportiva, que o colocavam como sendo a '4a. Força' do estado de SP, o Corinthians conseguiu conquistar dois importantes títulos em 2017, que foram o Paulista e o Brasileiro.

A conquista do campeonato Paulista foi de grande importância, pois deu confiança para o grupo de jogadores, para a comissão técnica e, também, para uma parte da torcida, que percebeu que o Timão tinha um time forte, competitivo e que tinha totais  condições de lutar pela conquista do título do Brasileiro.

Aliás, foi exatamente isso que escrevi aqui, neste blog, ainda durante a disputa do Paulista. Quando o Corinthians derrotou o Santos (1X0, gol de cabeça de Jô) no Paulista escrevi aqui que o Timão seria um time difícil de ser derrotado e que conquistaria títulos em 2017 (texto publicado em 05/03/2017). E quando o Corinthians conquistou o Paulista, eu coloquei o mesmo como sendo um dos favoritos à conquista do Brasileiro (texto publicado em 07/05/2017).

Comentários feitos no texto do dia 05/03/2017:

O Corinthians poderá até não ganhar nenhum título durante 2017 (o que considero improvável), mas será um time muito difícil de ser derrotado se continuar jogando com a mesma determinação que mostra neste início de ano. A tendência é o entrosamento do time ir melhorando durante o ano.

Comentários feito no texto do dia 07/05/2017:


O essencial é que o time que conquistou o Paulista, independente do ano em que isso aconteceu, procure manter os seus bons jogadores e também reforce o seu elenco para a disputa do Campeonato Brasileiro. Se o Corinthians fizer isso, as chances de conquistar o Brasileiro serão consideráveis. 

Enquanto isso, nenhum comentarista esportivo apontou o Corinthians como sendo um dos favoritos para a conquista do título do Brasileiro, mesmo depois que o Timão venceu o campeonato Paulista. 

Isso mostra o quanto a mídia esportiva brasileira é fraca, fato este que já foi apontado por este blogueiro e, também, pelo treinador do Flamengo, Reinaldo Rueda (ver link abaixo). 

2018: Possíveis Reforços!

A diretoria do Corinthians já anunciou que irá reforçar o time para 2018, bem como irá procurar segurar o máximo de jogadores do elenco para o ano que vem. Tudo indica que algumas contratações já foram fechadas, mas o anúncio das mesmas será feito em Dezembro, após o término do Campeonato Brasileiro. 

O diretor de futebol Flávio Adauto (extremamente sério e competente, que fez um ótimo trabalho nesta temporada) confirmou tal informação em um programa da "ESPN Brasil" (o 'Bate Bola na Veia') exibido no dia 18/11/2017. 

Jô, o artilheiro do Timão e principal jogador corintiano nesta temporada, também já anunciou que ficará no Corinthians em 2018. E o ótimo zagueiro Pablo está muito próximo de ser contratado em definitivo pelo Timão e de renovar o seu contrato. 

Pelo que se comenta até o momento, somente Guilherme Arana tem proposta para sair do Corinthians, de fato, até agora. Que continue assim. 

O Corinthians precisará de jogadores para compor elenco nas seguintes posições: 

- lateral-direito (reserva do Fagner; Léo Príncipe ainda precisa amadurecer e evoluir mais);
- zagueiro (Pedro Henrique e Léo Santos, mas são jovens e precisam de mais 'rodagem', embora ambos tenham dado conta do recado nas partidas em que atuaram nesta temporada). 
- lateral-esquerdo (um substituto para o Arana); 
- meia-de-criação (opção para o Jadson ou Rodriguinho); 
- atacante de velocidade (para jogar pelos lados do campo); 
- goleador (neste caso, a volta do Lucca seria interessante). 

Entre os nomes cogitados para vir para o Timão estão os de Zé Rafael (Bahia; meio-campista), Marlon (P.Preta; zagueiro), Roger (Botafogo; atacante). São três bons nomes, que reforçariam o elenco corintiano para 2018.

Se o Corinthians perder apenas o Arana e reforçar o elenco nestas posições, então o Timão terá totais condições de conquistar títulos importantes em 2018 (até mesmo a Libertadores), pois já possui uma base montada, com um elenco que cresceu bastante de rendimento e que ganhou confiança com as conquistas do Paulista e do Brasileiro em 2017.

Além disso, o elenco corintiano já possui uma união e um entrosamento muito bons e o mesmo confia no trabalho sério e competente de Fábio Carille, treinador sério, estudioso e muito competente, que recuperou a filosofia de jogo que Mano Menezes e Tite haviam implantado no Timão a partir de 2008. 

O Campeonato Brasileiro ainda sequer terminou e Fábio Carille já anunciou que fará um curso de treinadores na CBF e que terá 370 horas de duração. 

Férias? Isso é para os outros. 

Time Titular do Corinthians é muito bom, sim!

O time titular do Corinthians é muito bom, sim. É só analisar os jogadores individualmente para se perceber isso. 

Cássio e Fagner são jogadores de Seleção Brasileira e com muitos méritos. Cássio faz uma excelente temporada. E Fagner também jogou muito bem em 2017. Ele é um ala/lateral completo, atacando e defendendo com grande eficiência. As convocações de ambos por Tite para a Seleção Brasileira são mais do que justificadas. Somente anti-corintianos babacas que não reconhecem isso. 

Balbuena e Romero, que fizeram ótima temporada, são da seleção do Paraguai. Pablo é um ótimo zagueiro e o mesmo acontece com Balbuena. Eles dominam os fundamentos da posição, sendo muito eficientes na cobertura, saída de bola, marcação, jogo aéreo. A dupla de zaga do Corinthians é a melhor do Brasil, disparado. 

Na lateral-esquerda, temos o jovem e talentoso Guilherme Arana, que tem apenas 20 anos, também fez uma ótima temporada, possuindo um imenso potencial. Dotado de muitos recursos técnicos (é habilidoso, rápido, tem um bom toque de bola, cruza bem, dribla). É o futuro melhor lateral-esquerdo do Brasil (junto com o também ótimo Diogo Barbosa, que disputou o Brasileiro pelo Cruzeiro, pelo qual foi Campeão da Copa do Brasil). 

Gabriel foi um verdadeiro 'monstro' durante o ano, jogando muito bem o ano inteiro, fazendo o papel que Ralf fazia antigamente (de proteger a defesa, marcando intensamente). Maycon também fez ótima temporada, embora tenha caído de rendimento no início do segundo turno, em função de um grande desgaste físico acumulado. 

O inteligente e habilidoso Jadson se sacrificou pelo time em 2017, jogando a temporada inteira fora de posição (atuando pela lateral do campo, na defesa e no ataque) jogando com muita intensidade na marcação, mesmo tendo de 33 para 34 anos. Jadson subiu de produção quando passou a jogar centralizado (onde atua com muito mais naturalidade e eficiência), o que aconteceu nas partidas contra Avaí e Fluminense, quando jogou assim no segundo tempo dos dois jogos. 

Romero melhorou muito tecnicamente durante a temporada e jogou com uma vontade e uma determinação impressionantes, tanto que virou titular absoluto e se tornou ídolo da sempre exigente Fiel Torcida. Ele se tornou o atacante com mais desarmes e interceptações do Brasileiro. 

E tal como Jadson, ele também participa das jogadas de ataque e volta para marcar na defesa, fechando o lado do campo pelo qual joga. No mesmo, os adversários praticamente não conseguem criar qualquer jogada, tal a eficiência de Romero na marcação. 

Não é à toa, portanto, que o nome de Romero sempre foi o mais aplaudido pela torcida do Timão na Arena Corinthians (onde assisti a todos os jogos do Corinthians pelo Brasileiro, Sul-Americana e Copa do Brasil em 2017). Somente no final do campeonato Brasileiro é que Jô passou a ser mais aplaudido do que Romero, em função dos inúmeros gols que marcou no Brasileiro e da ótima temporada que fez. 

Rodriguinho foi muito bem até o final do primeiro turno, mas caiu de produção depois que foi convocado para a Seleção Brasileira, passando a ser muito bem marcado, bem como a fazer muitas jogadas individuais, prendendo muito a bola (seu maior defeito, que parece estar procurando corrigir). Ele deveria procurar fazer o simples, sem tentar fazer tantas jogadas de 'efeito'. Com isso, a qualidade do seu futebol iria melhor. Mas ele também foi importante nas duas conquistas do Timão em 2017.

Jô foi o melhor jogador do Corinthians neste ano, calando a boca de todos aqueles que diziam que ele não iria jogar nada e que estava acabado para o futebol. Jô não apenas fez muitos gols, mas também jogou muito bem, participando da articulação de jogadas de ataque e da marcação. Em vários momentos ele recuava para fechar a defesa quando algum jogador não conseguia voltar a tempo. 

Clayson estreou no Corinthians no campeonato Brasileiro, vindo da Ponte Preta, e subiu muito de produção depois que marcou o seu primeiro gol (contra o SPFC, no Morumbi). Clayson permitiu que o time do Corinthians se tornasse mais ofensivo e mudou as características do time, pois ele faz jogadas individuais, 'quebrando' a marcação da defesa adversária com seus dribles, habilidade e velocidade. 

Basta ver a a atuação dele nos dois primeiros gols do Corinthians contra o Fluminense, na Arena (partida na qual o Corinthians conquistou o título), em que a sua participação foi fundamental.

E vários dos reservas se destacaram também, o que foi o caso de Marquinhos Gabriel, que fez ótimas partidas. Giovanni Augusto sofreu muito com contusões, o que impediu que ganhasse ritmo de jogo, mas fez um gol importante e uma boa partida contra o Atlético-PR na Arena da Baixada, quando o Timão venceu por 1X0. 

É bom ressaltar que o Corinthians conquistou esse título mesmo tendo sido prejudicado em inúmeras partidas do Brasileiro. No total, o Corinthians deixou de conquistar 11 pontos devido aos erros de arbitragem. 

Portanto, não há o que contestar quanto aos méritos do Corinthians na conquista deste Brasileiro.

Vai, Corinthians!


Links:


Corinthians 1X0Santos!: A 'quarta força' do Paulista vence mais um clássico e anima a Fiel Torcida!

http://futebolefantasia.blogspot.com.br/2017/03/corinthians-1-x-0-santos-quarta-forca.html

Os 13 motivos que levaram o Corinthians a conquistar o título do Paulista:

http://futebolefantasia.blogspot.com.br/2017/05/os-13-motivos-que-levaram-o-corinthians.html

Taça Brasil - Campeões com apenas 4 jogos disputados (sistema de 'mata-mata':

https://pt.wikipedia.org/wiki/Taça_Brasil_de_Futebol

Nenhum comentário:

Postar um comentário